Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

11 de novembro de 2009

Acção da BCI leva a declaração pública de jogador da NBA

No passado dia 31 de Outubro durante um jogo da NBA, um morcego invadiu o campo, tendo sido atingido por um dos jogadores em campo, Manu Ginobili. Numa reacção a este acontecimento, e depois de receber alguns e-mails dos seus associados, a BCI pediu aos seus membros que enviassem para a NBA e para a equipa em questão, uma tomada de posição sobre o valor dos morcegos. Como se lê no site da organização, o objectivo nunca foi o de punir ou criticar o jogador, mas sim de aproveitar o (infeliz) acontecimento para enviar uma importante mensagem ao público: "Nunca se deve tocar num morcego sem uma protecção para as mãos".

O incidente, bem como a atenção dos media, acabou por ser uma excelente oportunidade para elucidar o público acerca dos benefícios dos morcegos, bem como para desmistificar alguns aspectos menos abonatórias que normalmente surgem associados aos morcegos.

O jogador acabou mesmo por colocar uma nota no seu Facebook:

“Just wanted to give you guys an update on the bat situation. As many of you already know, it wasn't a great idea. Not only for the fact that bats are great part of the ecosystem, but also because some carry rabies, which is an incurable disease. That's why I had to get vaccinated today (and it wasn't just one shot). Only 0.5% to 3% of the bat populations carry the disease, but if you can't find the animal, it's not recommended to take any risks [because] it can kill you! Since after the incident, the usher took it outside and the bat flew away (not lying!), there was no way of knowing if he was infected or not, so I had to do the safe thing.

Finally, please, don't do it at home or anywhere; avoid contact with bats, skunks, raccoons, rats and animals like that.”

Vejam a notícia no site da BCI.

Sem comentários: